Em Rede – Jornada Scania

NÚMERO 3 – Agosto 2018

O FUTURO DO TRANSPORTE NO BRASIL JÁ COMEÇOU

Novo caminhão Scania percorre a América Latina para mostrar a jornada do futuro com o transporte sustentável

“Essa ação é uma oportunidade de acentuar a força da marca e como ela pretende seguir daqui para a frente, evidenciando o posicionamento em ser líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável”

Lana Piccoli, responsável pela área de Promoção e Propaganda da Scania Brasil.

Em 2 de agosto começou a ser escrito um novo capítulo do futuro do transporte no Brasil. A Jornada Scania caiu na estrada com o seu personagem principal: A Nova Geração de Caminhões. Ele desfilou pelo País para apresentar a mudança de posicionamento da marca, em ser líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável, criando um mundo de mobilidade que seja melhor para os negócios, sociedade e meio ambiente.

O veículo partiu da fábrica em São Bernardo do Campo rumo a Codema, em Guarulhos, onde foi realizado um evento direcionado aos clientes e colaboradores para a apresentação da Jornada. Em 3 de agosto, ele seguiu viagem passando pelas concessionárias Codema, em Registro; Cotrasa, em São José dos Pinhais; e Cavese, em Lages, para a troca de motoristas. Todos os condutores foram vencedores ou finalistas do Scania Driver Competitions, disputa que define o melhor motorista de caminhão do País.

No mesmo dia, estacionou na Brasdiesel, em Caxias do Sul, para o descanso do motorista. Em 4 de agosto, a cidade de São Marcos, oficialmente declarada como a “capital gaúcha dos caminhoneiros”, recebeu a carreata Scania puxada pela nova máquina, que incluiu todos os modelos da linha Scania, como o conhecido “jacaré”, o lendário 113 e o Streamline, que ainda foram benzidos por um padre. Após a ação, o caminhão voltou para a Brasdiesel de Caxias.

A Jornada continuou em 6 de agosto com evento em outra Brasdiesel, de Ijuí, e com a equipe BTec, que foi classificada para a grande final do Top Team, em dezembro, na Suécia, e colaboradores da concessionária. De lá, o caminhão partiu com destino a São Borja, no Rio Grande do Sul, onde termina a viagem de ida da Jornada Scania e seguiu a caminho da Argentina.

“Essa ação é uma oportunidade de acentuar a força da marca e como ela pretende seguir daqui para a frente, evidenciando o posicionamento em ser líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável, e ao mesmo tempo, sem esquecer nosso lado comercial que é proporcionar mais conforto e segurança ao motorista e rentabilidade ao cliente”, destaca Lana Piccoli, responsável pela área de Promoção e Propaganda da Scania Brasil.

Acompanhe pelas nossas redes sociais a viagem da nossa Jornada: @ScaniaBrasil.

#JornadaScania #ScaniaJourney

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Rota de ida da Jornada Scania pelo Brasil

A MÁQUINA DOS SONHOS ESTÁ CHEGANDO

Nova Geração está vindo com novidades que agregarão ainda mais economia de combustível e trarão mais segurança e conforto ao motorista

Todos sabemos que o desenvolvimento de um caminhão requer anos de estudo e pesquisa e que a evolução entre um modelo e outro às vezes não são tão perceptíveis. Mas com a Nova Geração, é possível afirmar que a Scania foi além e criou o melhor caminhão de todos os tempos.

Com design totalmente novo e arrojado, o caminhão da Nova Geração foi projetado com uma série de características que o tornam único, com foco no ambiente do motorista, economia de combustível, otimização do espaço interno, segurança e confiabilidade máxima. Tudo isso conectado às Soluções Scania, com disponibilidade para personalizar configurações de serviços para cada cliente e para todos os tipos de negócio.

O design mistura o que há de melhor na engenharia e tecnologia e evidencia a robustez e imponência dos produtos Scania. Cada detalhe, seja na área interna ou externa, foram pensados para trazer conforto e segurança ao motorista e rentabilidade ao cliente. “Mergulhamos em um vasto estudo utilizando antigos projetos e novas perspectivas. Pesquisamos profundamente sobre como ir além em ergonomia, economia de combustível, aerodinâmica, sobretudo com a visão de motoristas e clientes. Tudo focado na produção da máquina do futuro”, destaca Emilio Fontanello, engenheiro do produto na Scania Brasil.

A empresa revisou toda a gama de cabines. Qualquer pessoa que ver o caminhão na estrada saberá que é um produto Scania, mas seu visual foi remodelado e modernizado. Aço de alta resistência foi utilizado na estrutura, proporcionando robustez ao caminhão. A companhia também priorizou aspectos relacionados à aerodinâmica e, consequentemente, ao consumo de combustível. Todas as superfícies, tanto na frente como nos lados e embaixo do veículo, foram fabricadas para ter o mínimo de resistência ao ar, fruto de um extenso processo de testes. Os espelhos retrovisores, a vedação do capô e o para-choque também seguiram a mesma linha. O quebra-sol foi retirado em algumas aplicações.

O desenvolvimento das novas cabines foi focado no conforto e na segurança do motorista. Elas possuem maior espaço interno, a posição do condutor foi movida ligeiramente para a esquerda, o painel frontal ficou mais baixo, as janelas laterais ficaram maiores e há uma trava interna na porta. O basculamento elétrico, a posição dos comandos mais perto do motorista, a inclusão de air-bag lateral de cortina de capotamento e o ar-condicionado noturno farão a vida do condutor melhor. “Boa visibilidade, fácil manuseio dos comandos e garantia da segurança são cruciais para o condutor realizar uma viagem mais confortável e rentável e a Scania proporciona tudo isso”, finaliza Fontanello.

A imagem mostra curiosidades da máquina que é a protagonista da Scania na transição para o mundo do transporte mais sustentável:

A – As cabines foram reformuladas com o uso da aerodinâmica para que o atrito com o ar não atrapalhe a performance do veículo. 

B – A aerodinâmica, aliás, foi enfatizada em todas as partes do veículo (laterais, em cima e embaixo) para ter a menor resistência possível ao ar.

C – A cabine foi analisada no chamado ‘túnel de vento’, que fica na Suécia, e é um corredor que sopra ar colorido em que é possível perceber o caminho percorrido pelo ar para que se tenha o menor atrito.

O atrito com o ar diminuiu consideravelmente em todos os movimentos e ações, o que auxilia na economia de combustível, um dos custos mais alto para o cliente.

D – O quebra-sol, os espelhos retrovisores, a vedação do capô e o para-choque foram reestruturados para que o ar passe sem dificuldade.

E –  Aumento da distância entre os eixos, que melhora a dirigibilidade e a distribuição de peso do veículo.

F – Posição do motorista ligeiramente para a esquerda, painel frontal mais baixo, janelas laterais maiores, trava interna na porta, são alguns itens importantes para conforto e segurança do motorista.

G – Basculamento elétrico da cabine, posição dos comandos mais perto do condutor, air-bag lateral de cortina de capotamento e o ar-condicionado noturno – que funciona com o veículo desligado – também irão fazer a vida do motorista melhor.

H – A Nova Geração também sai com o mais novo motor – com sistema de injeção de alta pressão – lançado na Fenatran de 2017, e com a possibilidade de economia de até 8% de combustível.

A máquina dos sonhos é ainda mais sustentável. Emite menos CO2 na atmosfera em relação a última versão.

PERFEIÇÃO EM TODOS OS DETALHES

AAR&Matching pode ser considerada a área boutique da Nova Geração

“Essa também é uma forma de garantir o intercâmbio de componentes entre Brasil e Suécia seguindo o sistema modular de produção, trazendo como resultado redução de custo e qualidade máxima, marcas registradas da Scania”

Ricardo Pagan, responsável pelo departamento

A inovação e a qualidade são marcas registradas dos produtos Scania e a Nova Geração de Caminhões comprova essa identidade, tanto que a empresa criou uma área dedicada exclusivamente a assegurar a perfeição em cada detalhe da nova máquina. O Appearance Approval Report and Matching (AAR&Matching) é um laboratório inaugurado em maio de 2017, em um espaço de 640m2 no P29, dentro da planta da Scania em São Bernardo do Campo, que tem a responsabilidade de validar e aprovar todos os componentes visíveis da cabine e do chassi. Mais de 600 peças da Nova Geração passaram pelo olhar minucioso dos profissionais do laboratório, que analisaram a aparência, a textura, o acabamento e a montagem de cada uma delas no caminhão.

Um dos principais ganhos dessa nova área é o elevado nível de acabamento do produto entregue ao cliente, que terá um caminhão diferenciado, com qualidade premium. Entre os objetivos, destaque para os fornecedores da Scania, que ganharão um padrão de qualidade para todas as peças produzidas no Brasil a partir do caminhão europeu. A ideia é estreitar o relacionamento com o fornecedor, que pode ter uma visão holística do processo e perceber como cada peça pode impactar no veículo completo.

“Essa também é uma forma de garantir o intercâmbio de componentes entre Brasil e Suécia seguindo o sistema modular de produção, trazendo como resultado redução de custo e qualidade máxima, marcas registradas da Scania”, explica Ricardo Pagan, responsável pelo departamento.

Para colocar em prática essa missão foi preciso montar um novo time de profissionais com conhecimento e experiência nas áreas de R&D, Cabines, Chassis, Compras e Logística. Hoje o laboratório é composto por 23 talentos, entre engenheiros de produtos, metrologistas, técnicos e analistas de qualidade e de logística, reunindo diferentes habilidades que, somadas, transformam o laboratório em um verdadeiro sucesso.

AAR&Matching valida os componentes visíveis da cabine e do chassi

Rafael Rech, proprietário e diretor da Rápido ABC, com um Scania que pertence a sua frota

“Pode reservar um para a minha frota. Ele será o 38º Scania que teremos aqui”

DO ABC GAÚCHO PARA O ABC PAULISTA

Fidelidade e paixão do cliente pela marca refletem em parceria para testar a Nova Geração Scania pelas estradas do Brasil

Mil quilômetros separam a Scania, em São Bernardo do Campo, da sede da Rápido ABC, empresa gaúcha de transporte rodoviário de cargas e serviços de logística, mas a distância é só na estrada. Com 30 anos de mercado, a história da Rápido ABC com a marca começou antes mesmo da fundação da companhia. “Meu pai era motorista de caminhão antes de criar a empresa e o nosso caminhão era um Scania”, destaca Rafael Rech, proprietário e diretor da Rápido ABC.

Com a fundação da empresa e o passar dos anos, a confiabilidade e a paixão pelos produtos da montadora só aumentaram. Exemplo dessa parceria é que 100% da frota rodoviária da Rápido ABC é Scania. “Nós temos clientes em toda a região sul e sudeste do País e precisamos honrar os nossos compromissos com cada um. Os caminhões Scania são os melhores da categoria e garantem que a entrega seja realizada no prazo, sem contratempos”, explica Rech.

Essa fidelidade da Rápido ABC resultou em um convite especial para a empresa gaúcha: realizar um trajeto com a Nova Geração de Caminhões. Em junho, partiram de Caxias do Sul, sede da empresa, rumo a Scania, em São Bernardo, para participar do Workshop com a Força de Vendas. “Mais uma vez pudemos comprovar como a Scania pensa à frente. O caminhão oferece o que há de melhor em tecnologia e é totalmente conectado com as Soluções Scania. Tudo isso com o menor custo operacional”, ressalta o diretor.

A Rápido ABC fez o percurso pela BR 116 e BR 101, passando por serras e trechos planos, e constatou, na prática, que o veículo é o mais rentável do mercado, com maior economia de combustível, mais segurança e conforto para o motorista. “Pode reservar um para a minha frota. Ele será o 38º Scania que teremos aqui”, finaliza o diretor.