Scania Logistics Lab é referência em sustentabilidade para o transporte de carga

Criado em 2016, iniciativa integra o Guia de Excelência em Sustentabilidade: Boas Práticas para o Transporte de Carga lançado pelo Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), grupo que reúne a Scania e outras 27 empresas de diversos segmentos

A publicação apresenta resultados de 16 cases de aplicação de boas práticas por 24 empresas membros do programa. Os projetos foram implementados em atividades ligadas à cadeia logística e transporte, contribuindo para a redução de até 30% das emissões de gases de efeito estufa (GEE), além de trazer ganho de eficiência operacional e redução de custos.

O evento de lançamento contou com apresentação de Gregoire F. Gauthier, representante do Banco Mundial, na palestra “Sustentabilidade logística: uma visão global sobre a dependência em infraestrutura”. Também houve um debate com Dalmo Marchetti, do BNDES, Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que discutiram questões relacionadas a infraestrutura, economia, visão de futuro e selo verde.

O Guia publicado pelo PLVB também aponta as práticas adotadas com mais frequência pelas empresas para a obtenção de melhora de processos ligados ao setor de transporte, independentemente dos gargalos logísticos e problemas de infraestrutura. Outro destaque do documento são informações que apontam como cada boa prática pode impactar positivamente na redução de emissão de GEE. Para 2020, o Programa pretende lançar o Sistema de Credenciamento para o Selo Verde em Logística.

Iniciado em junho de 2016 com a participação de seis empresas, o PLVB conta hoje com 28 companhias, sendo 15 embarcadores e 13 transportadoras, o que representa um crescimento de 4,5 vezes em três anos. O documento lançado esse ano é a terceira publicação do Programa de uma série anual de documentos que se iniciou em 2017 com o “Guia de Referência em Sustentabilidade”, passando pelo “Manual de Aplicação” em 2018, o “Guia de Excelência em Sustentabilidade” neste ano e, finalmente, a criação do Sistema de Credenciamento para o Selo Verde em Logística, em 2020.

Clique aqui e saiba mais sobre o Scania Logistics Lab.

Conheça as iniciativas do PLVB:

Clique na imagem para assistir ao vídeo.
A senha está no e-mail enviado na divulgação do Boletim.

Post Author: scania Brasil