Transportadora Sonda obtém ganhos que representam 7,5% de seu custo total da operação com soluções de serviços Scania

Sediada em São Bernardo do Campo (SP) e responsável pela logística do Grupo Sonda Supermercados é exemplo de sucesso com visão arrojada de gestão 

Com ganhos representando 7,5% do custo total da operação, a Transportadora Sonda se tornou um case de sucesso das soluções de serviços da Scania. A responsável pela logística de entregas do Grupo Sonda Supermercados, em São Paulo, e localizada em São Bernardo do Campo, contratou o Desempenho, o pacote mais completo de conectividade, os planos flexíveis de manutenção, Driver Services e o recém-lançado PMS Fleet Care, com um gestor que acompanha a empresa periodicamente. 

“A Transportadora Sonda é um exemplo perfeito de sucesso na gestão logística de sua frota pela maturidade que enxerga a importância dos serviços em parceria com a concessionária Codema e a Scania. Os números registrados comprovam a decisão acertada”, afirma Gustavo Andrade, gerente de Portfólio de Serviços. “A Transportadora Sonda está andando junto com a Scania na jornada pela eficiência das soluções de serviços, para extrair o máximo de rentabilidade e disponibilidade de uma operação de transporte”, destaca.

A Casa Scania Codema apresentou o Fleet Care antes do seu lançamento para a Transportadora Sonda. O projeto-piloto com o cliente foi iniciado em setembro de 2018 e terminou no início deste mês de fevereiro. Integrante do que é oferecido pelo Fleet Care, o gestor de frota, (neste caso da Codema), vem cuidando pessoalmente da parceria na gestão com o cliente. 

O profissional identificou diversas melhorias que poderiam ser feitas para aumentar a performance da frota de 31 semipesados P 250 8×2 da fabricante sueca. Dentre elas, a necessidade de treinamento dos motoristas, por meio de outro serviço, o Scania Driver Services. Os condutores foram treinados e já num primeiro momento houve uma redução de 5% do consumo de diesel. Aliado ao pacote Desempenho dos Serviços Conectados, que analisa individualmente cada condutor e sua rota, no começo do treinamento apenas três deles atingiram nota B (numa escala de E a A). Atualmente, já são 33 profissionais com nota B e três com A. 

O aumento da economia de combustível, além de contribuir com o meio ambiente com menos emissão de poluentes, gerou mais lucratividade para o cliente, pois a manutenção com planos flexíveis é cobrada por uma faixa dinâmica do consumo do diesel. Outro ponto fundamental é o agendamento planejado das paradas para evitar desperdício de tempo na oficina.

A redução do custo total da operação (TCO) por meio da customização da solução da aplicação (TMA) influencia diretamente em outra parte importante da conta do transportador: o investimento na redução da idade média da frota. Quanto mais rentável for a operação, mais sobrará dinheiro no bolso do cliente para manter a frota moderna e utilizando serviços eficientes como os oferecidos pela Scania.

Post Author: scania Brasil