Scania entrega seis ônibus biarticulados para o transporte coletivo de Curitiba

Evento organizado pela Scania Brasil e Cotrasa contou com o anúncio que a cidade também foi escolhida para teste de ônibus movido a gás veicular natural e biometano

‘O veículo te proporciona uma boa postura na hora de dirigir. Percebi estabilidade na condução, facilidade de dirigir e boa visibilidade. Já trabalhei com vários modelos e este é um carro muito bom, gostoso de conduzir e muito confortável para os passageiros’. Essas são as impressões do motorista da Viação Cidade Sorriso, Michel Moraes, que testou o ônibus biarticulado Scania recentemente adquirido pela Viação e que foi entregue para a utilização do transporte público da cidade de Curitiba nessa última quarta-feira (13).

A relação entre a Cidade Sorriso, empresa que opera no transporte urbano de Curitiba, e a Scania começou em 2017 com uma força tarefa entre a unidade de negócio e a concessionária Cotrasa, culminando com a venda em 2018 de seis biarticulados Scania F 360 HA versão Urbs com 27 metros de comprimento e PMS Fleet Care. “Após um grande trabalho iniciado com o lançamento do produto em 2015, intensificamos as conversas com o cliente em 2017, para então conseguirmos atender as exigências e necessidades apresentadas tanto pelo órgão gestor, como pela empresa Viação Cidade Sorriso.  Agora, é o momento de celebrar e comemorar esta importante parceria”, destaca Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa.

E essa celebração foi em grande estilo. A Scania Brasil, a Cotrasa e a prefeitura de Curitiba organizaram uma cerimônia oficial de entrega dos veículos a população nesta última quarta-feira, na Câmara dos Vereadores, que contou com a participação de autoridades, jornalistas, colaboradores da Scania Brasil e da Cotrasa. Esses são os primeiros seis biarticulados que a Scania vende no Brasil e a frota completa começa a rodar ainda no primeiro semestre deste ano.

“Quebramos a hegemonia e a exclusividade de um concorrente. Após uma demonstração real durante sete meses, nas mesmas linhas que os seis modelos irão rodar, comprovou-se uma redução no consumo de combustível de 3% em comparação ao outro competidor, em condições idênticas. Estamos satisfeitos que os resultados operacionais surpreenderam a Viação Cidade Sorriso. Curitiba é referência em mobilidade urbana”, destaca Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania Brasil.

Outra novidade anunciada no evento é que Curitiba foi escolhida para ser a cidade teste de ônibus movidos a gás veicular natural e biometano. “Esse tipo de combustível emite entre 70% e 85% menos material particulado no ar comparado ao diesel comum”, explica Munhoz. A maior vantagem do uso do gás natural da frota do transporte coletivo é contribuir para a redução da poluição e está em linha com a jornada da Scania em mudar o mundo dos transportes.

Três perguntas para Rodrigo Bittencourt, consultor de vendas de ônibus da Cotrasa:

Há quase três anos na Cotrasa, Rodrigo foi um dos consultores de vendas que esteve em contato direto com o cliente para fechar a negociação e participou do evento de entrega dos biarticulados.

1. Como foi a sua participação na negociação?

R.Desde o início estive envolvido nesta importante negociação. Apresentamos o produto ao cliente e pudemos acompanhar de perto os testes que a Viação Cidade Sorriso realizou com o veículo. Foram meses de envolvimento e ajustes para concretizarmos a venda que inclui as soluções conectadas Scania.

2. O que significa essa venda dos ônibus biarticulados para a Viação Cidade Sorriso?

R. É um marco, tanto para a Scania, como para a Cotrasa. Com a venda, a Scania e a Cotrasa entram em um mercado que estavam buscando há alguns anos. Durante todo o período foram feitas várias reuniões estruturadas, envolvendo representantes e diretorias da Cotrasa e Scania junto com o cliente, buscando atender suas necessidades.

É um momento de celebração, pois a negociação trará resultados extremamente positivos tanto para o cliente, Cotrasa, Scania e para a cidade de Curitiba. 

3. Como foi o evento?

R. Foi um sucesso! Pois conseguimos reunir várias pessoas do segmento, entre elas: imprensa, órgão gestor, além dos apaixonados por ônibus. Pudemos perceber o interesse e satisfação tanto do cliente como do prefeito da cidade, Rafael Greca de Macedo, ao efetuarmos a entrega oficial dos veículos.

Post Author: scania Brasil