A importância do lead para alavancar os negócios

Como o usuário que acessa o portfólio da Scania pelos sites ou redes sociais pode se transformar em cliente

Ao acessar um site quando estamos em busca de conhecimento, de um produto ou de um serviço, todos nós enviamos informações pessoais que possibilitam às empresas entrarem em contato conosco. É a partir deste momento que nos tornamos os chamados leads, pessoas que demostram interesse por algum conteúdo, produto ou serviço praticado por uma companhia.

A Scania utiliza essa forma de contato nos diversos sites que comercializam os produtos e serviços da marca, com o objetivo de aumentar seu reconhecimento de marca, identificar novas oportunidades de negócio e aumentar a carteira de clientes. Mas o caminho que o lead percorre até se tornar cliente não é tão simples e se divide em etapas:

Visitante: conhece os conteúdos e Soluções Scania por meio dos portais e redes sociais.

Lead: preenche um formulário para fazer download de materiais que considera relevante. A partir daí, passa a receber conteúdo personalizado e informações de produtos e serviços da Scania, conforme seu perfil e nível de interesse.

Oportunidade: o lead preenche um formulário solicitando o contato de um consultor de vendas da Scania. O consultor recebe os dados desse usuário e entra em contato imediatamente para entender melhor as necessidades desse potencial cliente e oferecer as ofertas conforme seu perfil.

Cliente: são iniciadas as negociações até chegar a venda de um produto ou serviço. Agora, o consultor tem um novo cliente em sua carteira.


Clique na imagem para assistir ao vídeo. A senha está no e-mail enviado na divulgação do Boletim.

“O lead é um potencial cliente e fundamental para aumentarmos as nossas vendas, pois sabemos que ele tem interesse nas soluções em veículos, produtos e serviços disponibilizados pela Scania. Quando ele se torna uma oportunidade, é solicitado um contato e, por isso, é muito importante o trabalho do consultor de vendas de conversar com esse potencial cliente, entender suas necessidades e oferecer as melhores soluções da Scania para seu negócio”, explica Vitória Valle, responsável pela Estratégia Digital da Marca.

A Scania ainda conta com o Portal Transporte Econômico, site de conteúdo sobre operações de transporte com materiais educativos que o ajudam a entender diversas maneiras de minimizar seus custos operacionais: desde a escolha do caminhão certo para uma operação até maneiras de minimizar o consumo de combustível, aumentar a disponibilidade de seus veículos e reduzir os gastos com manutenção. Tudo isso com o objetivo de atrair o público alvo em geral e compartilhar cada vez mais conteúdos relacionados ao interesse do usuário, fazendo com que ele entenda a importância das Soluções Scania para o seu negócio.

Como tratar o lead?

1.
Um responsável da concessionária compartilhará com os consultores informações desse lead: nome, dados para contato e, claro, quais são os seus interesses.
2.
O consultor de vendas precisa entrar em contato com o lead o mais rápido possível para entender suas necessidades e tentar fechar negócio! Lembre-se: na internet tudo é muito rápido, por isso esse contato deve ser feito em até, no máximo, dois dias úteis.
3.
Por último, o consultor de vendas deve reportar ao responsável detalhes dessa conversa: quando e como foi realizado o contato e se a venda foi concluída ou não.

Post Author: scania Brasil